Site Overlay

Sopro de Consciência

Terceiro lançamento da carreira instrumental de Víctor Vaz, o álbum convida à reflexão da realidade e presença no universo, abordando temas como autoconhecimento, atitude, confiança e libertação da mente.

Dica: Dê play e escute enquanto lê esse artigo 🙂

Este EP está disponível nas plataformas:

Junte-se a 335 outros assinantes

O EP

Capa do EP “Sopro de Consciência”

Sopro de consciência foi totalmente escrito em meu quarto a noite. É o momento que mais gosto de escrever minhas músicas. Acredito que o silêncio ajuda muito.

Ele foi lançado oficialmente no dia 22 de Outubro de 2019, às 20h, nas plataformas digitais.

Músicas

A música “Acelera” e “Como Se Não Houvesse Amanhã” na verdade são uma versão instrumental de musicas que escrevi no começo de 2018. “Sopro de consciência” e “Nirvana” foram escritas em 2019, mais próximo à data de lançamento do EP.

Cada música foi gravada com umas das guitarras que compõem o meu set. Quis fazer isso para deixar gravado a identidade de cada uma delas. Coisa de guitarrista (risos).

Acelera

Saia em movimento! Supere o que te prende e dê o primeiro passo para alcançar seus objetivos! Quebre as correntes! Faça acontecer!

A inspiração para escrever “Acelera” veio da minha paixão por estrada e dirigir. E quis passar nessa música a ideia que você pode guiar a sua vida e conquistar os seus objetivos.

A guitarra principal dessa música foi gravada com a minha Yamaha EG-112.

Aqui você pode baixar gratuitamente a tablatura dessa música:

Como Se Não Houvesse Amanhã

Viva cada momento intensamente, como se não houvesse amanhã. Já notou que há dias que passam mais rápido e outros mais devagar? Mas como isso é possível se existe o mesmo tempo entre eles. Todos os dias tem 24 horas. Mas por que uns voam e outros não? Você soube aproveitar cada segundo ou simplesmente ignorou e deixou o dia passar?

Regra número um: Não perca tempo. Regra número dois: Não se esqueça da regra número um.

“Como Se Não Houvesse Amanhã” foi escrita quando voltei de viagem à um sítio em João Monlevade, que me fez refletir muito sobre como estava aproveitando a minha própria vida.

Essa música foi gravada com a Cort Zenox Z-22, a bandida.

Aqui você pode baixar gratuitamente a tablatura dessa música:

Sopro de Consciência

Luz da sabedoria. Respirar o ar da presença. Sentir a realidade. Conhecer a si mesmo. Abrir os olhos para enxergar o presente e aceita-lo com humildade.

Você só conseguirá dar um passo quando tudo estiver claro. No escuro só andará sem tropeçar enquanto não houverem pedras pelo caminho. Na claridade enxergará a trilha e andará sem se preocupar.

Antes de escrever “Sopro de Consciência”, eu ouvi falar muito bem das composições de Pat Metheny e tive muita curiosidade de conhecer seu trabalho.

Nem preciso dizer que fiquei alucinado com suas músicas e, inspirado em suas composições, escrevi esta música.

Escolhi esta faixa para ser a principal do EP por ter sido a música que mais me empenhei em escrever. Foi a que mais tive trabalho em escrever suas frases e harmonias. E é a minha favorita, é claro (risos).

Essa guitarra foi gravada com a minha Michaelzinha Vermelha.

Aqui você pode baixar gratuitamente a tablatura dessa música:

Nirvana

Quando você andar pela trilha, num dia claro, sentirá que cada passo terá mais presença, mais certeza. Você sentirá o vento tocar sua pele e terá consciência de que ele o toca. Não será como antes, pois o vento sempre lhe tocou e você não o percebia ali.

Assim como o vento, será tudo: Você verá um pássaro e perceberá sua presença, verá uma árvore e também perceberá sua presença, você verá seu rosto refletido na água, e também perceberá sua presença. Agora você se conhece melhor e, dessa forma, também fará escolhas melhores por estar consciente de suas emoções e sentimentos. Entenderá o seu propósito e a sua presença nessa imensidão de grãos de areia na praia. Tudo será claro e iluminado.

Essa música foi escrita um dia antes de viajar para Ouro Branco. Estava tão ansioso e feliz pela oportunidade ir lá que escrevi essa música.

Ela se chamava “Viagem de Fim de Semana” antes de chamar “Nirvana”. Decidi mudar seu nome por acreditar que “Nirvana” era a verdadeira ideia de todo o sentimento que coloquei nessa composição. Principalmente na parte em que todos os instrumentos fazem “uma pausa para uma reflexão” (vide 2:47 de Nirvana)

Essa música foi gravada com a Tagima Jazzmaster, a nova integrante do time. Ela seria gravada com a Michaelzinha, mas como chegou a tempo da gravação, então foi escolhida.

Aqui você pode baixar gratuitamente a tablatura dessa música:

Deixe uma resposta

Copyright © 2025 Víctor Vaz. All Rights Reserved. | Catch Vogue by Catch Themes