Site Overlay

III – Víctor Vaz

Lançado no dia 14 de março de 2024, “III” é o terceiro álbum da minha carreira solo. Já está disponível em todas as plataformas digitais. Você pode encontrá-lo pesquisando pelo nome ou clicando no link referente à sua plataforma de streaming favorita:

Capa do álbum III
Capa do álbum “III”

Apesar de ser o terceiro lançamento da minha carreira solo, na verdade, estava planejado para ser o sucessor de “Bússola do Tempo”. Todavia, um infortúnio me impediu de gravá-lo ao vivo, com a banda tocando junto, como desejava. Dessa forma, decidi adiá-lo e lançar “Ciclos”.

O álbum “III” teve todas as suas músicas lançadas, uma por uma, a cada mês, até que, finalmente, foste lançado o álbum completo.

Produção

Tive a honra de poder contar com Gabriel Anjos no baixo e Victor Peixoto na bateria. Quis arriscar e experimentar fazer a gravação deste álbum tocando junto, como se estivéssemos tocando em um show, ao vivo. Marcamos um sábado para ensaiarmos todas as músicas, e depois marcamos dois sábados, onde gravamos as faixas oficiais de bateria e baixo, e eu gravei as faixas guia de guitarra e voz, que posteriormente regravei em overdubbing. Também gravei os outros instrumentos desta mesma maneira.

Gravar junto, sem metrônomo, trouxe resultados que me agradaram bastante: um processo de gravação rápido e simples, sem comprometer a qualidade; músicas mais soltas às variações do tempo e dinâmica, o que nos permitiu imprimir mais sentimento nelas e; um processo de gravação bem divertido, pois estávamos tocando com pessoas, e não tocando com um computador.

“III” é, também, o primeiro álbum que lanço totalmente mixado em uma mesa de som analógica, com a qual consegui trazer mais da sonoridade que buscava. Também procurei já gravar todos os instrumentos de forma processada, tendo apenas a bateria e voz processada posteriormente com equipamento analógico externo.

Foto tirada no primeiro sábado de gravação do álbum III
Foto tirada no primeiro sábado de gravação

Por que “III”?

Devido à coincidência do numeral “3” aparecer várias vezes, decidi nomeá-lo assim. Temos, por exemplo:

  • É o terceiro álbum de estúdio da minha carreira solo
  • Três anos envolvido com esse álbum:
    • 2022: composição e início de gravações
    • 2023: fim das gravações e lançamento dos singles, um por um a cada mês
    • 2024: fim dos lançamentos dos singles e lançamento oficial do álbum completo
  • Três pessoas participaram das gravações ao vivo: eu, Gabriel dos Anjos e Peixoto.
  • São nove músicas no set list do álbum, o resultado matemático de 3 vezes 3.
Foto tirada no segundo sábado de gravação do álbum III
Foto tirada no segundo sábado de gravação

Músicas

Reflexo Humano

Escrevi esta música retornando para casa, por volta de 2019, enquanto dirigia. Chegar e anotar sua letra foi a primeira coisa que fiz. Esta música foi a primeira interação da banda “Hérmica“, pois esta ainda não existia. Na sua gravação, chamei meus irmãos Douglas e Diogo, para gravarem as faixas de baixo e guitarra, respectivamente e, depois, convidei o V. Peixoto para gravar as faixas de bateria. Dessa forma, surgiu a banda “Hérmica”. Mas senti que estava na hora de lançá-la no em um projeto autoral. A música conta a história de um protagonista que questiona o que se tornou ao decorrer dos anos.

Estrada Escura

Primeiramente, escrevi essa música por volta de 2016 ou 2017, visando ser uma música cristã de perdão para tocar na banda da igreja durante uma celebração. Essa ideia não foi para frente, pois a letra não seguia alguns requisitos para ser uma música desse momento de perdão. A letra fala de reencontrar o próprio caminho, ter esperança no futuro.

Só Deus Pode Me Encontrar

Escrita especialmente para este álbum, traz esperança. Retrata a fé em Deus, sendo ele o único capaz de tirar do caos, do fundo do poço, e te levar para um lugar melhor.

O Que Me Importa Agora

Tive a grande honra de contar com a participação especial de Gabriel Esteves nos vocais. Ele foi a melhor escolha para cantar essa música, pois na época da banda “Oceânea”, que eu, ele e o V. Peixoto participávamos, tocávamos esta música.

Sonho De Menino

Surpreendentemente, gravamos essa música em um único take. Sua letra questiona como deixamos os sonhos de lado após recebermos a carga da vida adulta.

Na Mesma Esquina

Assim como “Reflexo Humano”, era uma música que tocávamos na banda “Hérmica”.

Mergulhar Em Você

Certamente uma música apaixonada. Da mesma forma que “Outra Direção”, foram as duas últimas a entrar para a lista de músicas.

Outra Direção

Utilizei uma guitarra afinada em “C” (dó) nos refrões. Conta a história de estar trabalhando em algo que não gosta, mas ainda ter a esperança de seguir o que o coração deseja.

Lembra

Escrita pelo meu irmão, Douglas Vaz. Certamente quis trazer essa música para o álbum por gostar muito de sua letra e da forma que meu irmão escreve. Quem sabe não gravo outras dele posteriormente?

Deixe uma resposta

Copyright © 2025 Víctor Vaz. All Rights Reserved. | Catch Vogue by Catch Themes